Conservação e Manipulação

Como conservar e manipular ostras destinadas para consumo:

– A melhor maneira de conservar as ostras vivas, é coloca-las num recipiente, com a concha inferior para baixo,  cobri-las com um pano molhado e  colocar  sobre o ele uma tampa de modo que impeça a abertura da válvula superior e  guarda-las em lugar fresco.

– As ostras vivas podem ser guardadas em frizer ou câmara fria o tempo que aprouver sem grandes perdas de qualidade.

– As ostras abertas cozidas em fogo brando, no próprio líquido, durante quinze minutos, colocadas num recipiente em lugar fresco conservam-se bem durante três a quatro dias.

–  As ostras depuradas em vasilhas não devem ser mantidas em vasilhas  com  água de qualquer natureza porque elas perdem a garantia de salubridade.

-As ostras, após retiradas do cultivo e limpas se mantêm em condições para consumo até duas semanas em local fresco à temperatura de 5º a 15ºC

Como abrir ostras:

Colocar o polegar a um centímetro da ponta da lâmina

Introduzir a lâmina no músculo

Cortar o músculo

Levantar a valva superior da concha

4 comentários sobre “Conservação e Manipulação

  1. Cleonir Branco disse:

    Gostei das dicas. Mas ainda estou na dúvida. Tenho de viajar entre 6/7 horas pra chegar ao destino. Atendendo a pedidos, levarei ostras cruas pros parentes. Qual a forma mais adequada de levá-las? Com ou sem gelo? Em cx de isopor aberta, fechada? Enfim, agradeço se puderem me orientar. Obrigado. Cleonir Branco.

    • admin disse:

      A ostra resfriada na temperatura de 4ºC pode ser transportada em caixa de isopor, sem gelo. Deve acondiciona- las com a valva côncava voltada para baixo. As ostras Perlas Marinhas são comercializadas em caixa de papelão apropriada, embalada em saco plástico e manta conservadora do frio. A caixa contem cinco dúzias de ostras´, é apropriada para transporte.

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.